divórcio ou casamento eterno?...

2010-06-21

Foi há oito dias

De acordo com o previsto, aterrou na Austrália, no passado 13 de Junho, uma cápsula espacial.

O que tem isto de extraordinário num tempo em que quase todos os dias se lançam satélites?
É que neste caso, tratou-se de uma verdadeira odisseia, um enorme desafio tecnológico e uma prova da capacidade humana para converter uma viagem extremamente acidentada numa viagem de sucesso.

Em 2 000 os japoneses planearam mandar uma sonda espacial chamada Hayabusa, “falcão” em japonês, para “aterrar” num pequeno asteróide, recolher poeira da sua superfície e vários dados científicos e voltar à Terra. Não fizeram a propaganda que a NASA gosta de fazer, mas, no anonimato, preparam tudo e após alguns atrasos, a sonda partiu a 9 de Maio de 2003. O seu destino era um calhau com 500 metros de comprimento e 180 de diâmetro, o asteróide Ytokawa, perdido na imensidão do espaço. A 12 de Setembro de 2005, chegou ao seu destino. Mas durante a viagem e sobretudo quando chegou aconteceu-lhe de tudo. Programada para descer suavemente, falhou a primeira tentativa de “aterragem”, na segunda tentativa teve uma fuga de combustível, que a deixou incapaz de sair do asteróide. Entretanto foi perdendo os seus giroscópios (espécie de bússola para orientar a sonda), os motores iónicos que deviam empurrá-la pelo espaço falharam, os sistemas de comunicações trabalhavam intermitentemente. E tudo isto a uma distância tal que as comunicações com a Terra demoravam 17 minutos!

Não se sabe bem se conseguiu recolher poeira do asteróide.
Mas mesmo que isso não tenha acontecido, não podemos deixar de admirar a capacidade humana, que conseguiu, no meio de tantos problemas, controlar uma sonda que teve de percorrer cerca de sete mil milhões de km e aterrar sete anos depois da sua partida. No meu blog ventosdouniverso contei esta odisseia de modo pormenorizado.

A sua reentrada na atmosfera era complicada porque o ângulo da sua trajectória era muito elevado. Mas mesmo isso foi resolvido; a sonda transformou-se numa bola de fogo ao entrar na atmosfera, acabando por, como estava previsto, se fragmentar, enquanto a cápsula onde virão as poeiras aterrou mais suavemente nas proximidades da “Área Proibida de Woomera”, um campo de testes militares localizado 485 km ao nordeste de Adelaide, no Outback australiano. Quem quiser poderá acompanhar estes momentos clicando aqui.

Não há palavras!!!

O que poderíamos fazer pela qualidade de vida de todos os habitantes do nosso planeta se puséssemos a nossa inteligência colectiva ao serviço do bem comum nacional e in ternacional em vez de lhe sobrepormos interesses egoístas, acontecimentos degradantes, explorações de todos os tipos dos nossos irmãos, com quem formamos, em conjunto, uma única família.

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home