divórcio ou casamento eterno?...

2006-02-14

O que eu gosto da Europa

Preciso de acrescentar que gosto muito de ser europeu. Encaixa muito mais nas minhas mundividências, nos meus valores, nas minhas perspectivas. Pudera, dirão, foi aqui que cresceste e te educaste... É possível.
De qualquer maneira, a Europa representa uma mais valia civilizacional. E tem responsabilidades acrescidas por isso mesmo. "A Europa é abertura".

Dito isto, mantenho tudo o que disse no último comentário. E tenho até dois comentários mais a acrescentar.
A Europa e a única civilização que se secularizou. E este é um fruto claro do cristianismo. "Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus" é o fundamento da liberdade de consciência sem a qual não pode haver secularização.
Mas ao sermos secularizados podemos cair no erro de supor que os valores e a dimensão religiosa são apenas privados. E pelo facto destes valores serem desvaorizados levam-nos a considerá-los de modo displicente sobretudo quando se trata de outras civilizações.

Por outro lado, na Europa temos uma sensibilidade exarcebada à violência física, mas pouca a outros tipos de violência. Ai de um professor que dê uma bofetada a um nosso filho. Cai o Carmo e a Trindade.
Desrespeitar valores religiosos é, penso eu, de uma violência inaudita para sociedades "não secularizadas" e incompreensível para nós.
E não devemos nós respeitar essas diferenças? Em nome da paz entre toda a família humana.

Não devemos nós ser fazedores da paz? Não gosto de algumas traduções bíblicas que no Sermão da Montanha diz "Bem-aventurados os pacíficos...". Pacífico aponta para a passividade. Na versão grega, a palavra que lá está é eirenopoioi, "os fazedores (o verbo poieo significa, "fazer, construir") da paz (eirene)".

2 Comentários:

Blogger xana disse...

Ainda bem que estás no mundo!
E que estás na Europa!
E que estás neste blogue!
E que estás aqui
assim tão perto..
nas tuas ideias e palavras !

Deixo um abraço.
E...
Força!

15/2/06 23:15

 
Anonymous Anónimo disse...


é bom tornar-te a ler...rápidas melhoras.
abraço
Rui - Soure

16/2/06 21:40

 

Enviar um comentário

<< Home