divórcio ou casamento eterno?...

2008-10-29

À espera de um “Papa a sério”

João XXIII foi eleito já em idade avançada e doente, ao fim de quatro dias de conclave, mais como Papa de transição, do que para fazer grandes coisas. Era preciso fazer um compasso de espera para poder eleger João Baptista Montini, Arcebispo de Milão, que recusara o cardinalato que Pio XII lhe propusera.
E apesar de não estar instituído em lado nenhum que o Papa só poderia ser eleito entre os cardeais, o nome de Montini, embora presente no pensamento de muitos cardeais, não foi considerado. A força das tradições, mesmo inúteis, pesa muito na nossa Igreja.
João XXIII teve perfeita consciência disso. Pode ler-se no seu Diário:
"(Quando fui eleito Papa) aos 76 anos, foi geral a convicção de que eu seria um Papa provisório, de transição. Mas aqui estou eu em vésperas do quarto ano de pontificado, com um vasto programa diante de mim, que é preciso realizar para o mundo inteiro que olha e espera".
Esta é uma lição de profunda humildade, tão ausente das altas figuras do nosso mundo social, pois aceitou apesar de saber perfeitamente que era apenas uma segunda escolha. Mas é também um exercício de profunda confiança no Espírito que ele acreditava que não só governa a Igreja mas também preside aos destinos da história.
Vinha de uma família rural. E, embora fossem treze irmãos, pode dizer-se que por pertencer a uma família tipo patriarcal vivia com mais de trinta pessoas incluindo avós, tios e primos, além dos vizinhos. Destaco este aspecto da sua origem porque ela vai marcar a sua capacidade de conviver naturalmente com pessoas de todos os tipos, feitios e idades, dos mais humildes aos mais elevados na escala social. Esta é uma primeira das muitas diferenças que o distinguiram dos papas anteriores sobretudo do seu antecessor Pio XII.
É importante tomar consciência do seu modo de ser, da abertura dos seus ideais e da sua capacidade de entender os outros sobretudo no que eles tinham de bom para perceber como foi possível que uma pessoa já tão idosa e doente tenha, em menos de cinco anos e contra ventos e marés de muitos dos seus mais próximos colaboradores, conseguido iniciar uma revolta copernicana no modo como entender a Igreja e no modo como a Igreja se deveria relacionar com o mundo.

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home