divórcio ou casamento eterno?...

2008-10-05

Sínodo sobre a Palavra de Deus

Começou hoje em Roma e prolonga-se até 26 deste mês mais um Sínodo dos bispos cujo tema é “A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja”.
Apresenta algumas novidades, entre as quais a participação de um rabino, do patriarca de Constantinopla e de um número recorde de mulheres.
O rabino Shear Yashyv Cohen falará sobre o modo como o povo judeu lê e interpreta a Sagrada Escritura. Também pela primeira vez na história, tomará a palavra o patriarca de Constantinopla, Bartolomeu I, em representação das Igrejas Ortodoxas.
Este Sínodo contará ainda com uma participação significativa de mulheres, “embora longe das quotas”: 25, das quais 6 como especialistas e 19 como auditoras. E poderão participar nos “círculos menores” (trabalhos de grupos) e dirigir-se aos padres sinodais no Plenário.

O Sínodo, sendo um tempo muito importnate na vida da Igreja, continua a ser um exercício de colegialidade coxa, já que os bispos não devem ser meros consultores do papa. Quem é responsável por toda a Igreja é o colégio episcopal presidido pelo Papa. E o colégio episcopal é constituído pelos Bispos, entre os quais está também o bispo de Roma.
Que ao menos os debates possam ser frutuosos e deles saiam propostas realistas que ajudem a Igreja, através dos seus responsáveis primeiros e das suas comunidades a descobrir e inventar formas atractivas de apresentar a Palavra de Deus que é sempre uma Palavra libertadora, uma Palavra criadora de amor, justiça, solidariedade.
E espero, com a minha velha ingenuidade, que desta vez os cristãos não se esqueçam de ler, meditar e pôr em prática essa reflexão e essas propostas que o Papa certamente irá recolher e publicar num documento dirigido a todo o povo de Deus.
Que o Espírito Santo ilumine e inspire todos os participantes no Sínodo e depois ilumine todos nós a acolher tudo o que de bom sair deste trabalho sinodal!

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home