divórcio ou casamento eterno?...

2006-07-08

Crónica de uma vitória (2)

Uma das primeiras medidas que tomei foi cortar o cabelo curtinho e fazer a barba.
Foi uma despedida silenciosa, mas desde que tenho barba e que me lembre só a tinha cortado duas vezes: uma a pedido da minha mãe para tirar uma fotografia de família; a outra, a pedido do filho que nunca tinha visto o pai sem barbas.
Também o cabelo comprido, que durante longas décadas cultivara, embora ultimamente o seu comprimento se fosse reduzindo para dimensões mais consentâneas com a nobreza da idade, tinha um significado que agora recordo no momento da tosquia.
Aí pelos meus vinte anos, ouvi um dia um ilustre autarca acusar "esses barbudos e cabeludos que por aí andam" de juventude depravada, sem princípios e outros mimos parecidos. Como, na altura ainda tinha um reputação de menino bem comportado, resolvi por solidariedade para com esses perigosos cabeludos deixar crescer o cabelo.
Só espero que este corte de cabelo não signifique o corte da solidariedade para com todos os injustamente acusados da história e para com os marginalizados de uma sociedade de bem comportados.

8 Comentários:

Blogger maria disse...

Só para dizer que passei por aqui. Num silêncio de escuta.

Abraço

10/7/06 10:41

 
Anonymous Anónimo disse...

"Vou roubar-te o pensamento como se ele fosse o meu. Vou trazer-te em mim como se tu fosses eu" (poema de Manuela Coutinho no livro "Entrega Libertadora")

10/7/06 16:56

 
Anonymous Anónimo disse...

Hoje senti-te mais perto de mim, sem a tua barba nem cabelos longos. De mim, com o cabelo curtinho e sem barba nenhuma. Finalmente és solidário com a outra parte da Humanidade.

10/7/06 20:35

 
Blogger Zé Dias disse...

Ângela
Há palavras que são para guardar no coração sem as perturbar com comentários de circunstância.
Obrigado port tudo!

Zé Carlos
As tuas palavras lembram-me que não contei toda a história das barbas.
Com o andar do tempo e algum aburguesamento, as barbas só continuaram a "adornar a minha face" por mera preguiça e a sensação de que se poupasse 10 minutos diários ao fim de 50 anos daria muitos dias... qualquer coisa como 130 dias.
Devo dizer que não sei o que fiz a esses 130 dias.
Mas continuo a ser, penso eu, cidadão do mundo (e portanto solidário com todos) e de um modo especial, embora muito teoricamente, solidário com os injustiçados.

11/7/06 08:55

 
Anonymous Anónimo disse...

Quando ontem estive contigo, o cabelo curto e a barba de dias trouxe-me, desde logo, o pai à memória (aliás, os presentes comentavam que dos irmãos, tu e eu somosos mais parecidos com ele) e onde estiver, está seguramente a torcer por ti, a ajudar-te a ultrapassar esta fase menos boa da tua vida.
Mas o meu pensamento foi muito para lá desta comparação física - é que tens sido em muitos momentos da minha vida o prolongamento do pai que não estava ali.
Acompanhar-te-ei, acompanhar-te-emos, sempre...
Se os actos de solidariedade que foram os dois anteriores cortes do cabelo e da barba (primeiro com a mãe e depois com o teu filho David), o de agora representa um acto solidário contigo mesmo, por muito penoso que tenha sido no seu significado, e um sinal para o exterior de que chegou a hora de retribuir o que tens feito por muitos, na esperança de que logo, logo estarás ao teu melhor. E o teu melhor sempre foi a preocupação empenhada, uma vida dedicada aos outros.
Um grande abraço.

11/7/06 11:48

 
Blogger Zé Dias disse...

João
Sei bem que as tuas palavras são sinceras e ditas do fundo do coração. E por isso as li com muita alegria, embora sinta que são exageradas, porque, como já disse em reuniões de família uma das minhas angústias como irmão mais velho foi nem sempre ter sido o irmão que vocês mereciam e algumas vezes precisaram. Cá me vou consolando com a velha desculpa de que não somos perfeitos e fazemos o que vamos podendo. Por isso, mesmo com os exageros que só uma grande amizade autoriza, fez-me bem ler o que escreveste.
Obrigado

14/7/06 09:35

 
Anonymous Anónimo disse...

Best regards from NY! buy bunn coffee makers What kind of sports do pueblo indians play intermittent dosing regimen fluoxetine Panasonic dvd player instructions small website design studio Is paxil the same as paroxitine hcl Cheap desktop computer and laptop Does work it xenical Acne laser scar uk http://www.account-merchant-8.info/Lexus-light-mr2.html Ant movie porn Napa mp3 player Waterbed furniture store Socket cf barcode reader united states digital cameras free pictures shaved teen pussy http://www.meridia-medication.info/Lamborghini_toro.html Fluoxetine and degradation Snort modafinil zinsco circuit breakers

6/3/07 20:43

 
Anonymous Anónimo disse...

Cool blog, interesting information... Keep it UP » » »

23/4/07 19:06

 

Enviar um comentário

<< Home