CV(11) O Cireneu
Hoje vou falar-lhes do meu grande colega nesta caminhada.
É um cabide mais alto que eu com 5 sapatas, isto é, rodinhas, que às vezes funcionam como as rodas dos carros do supermercado: querem levar-me para maus caminhos.
A meio tem uma caixa, que não é negra, mas é muito inteligente.
Andou sempre comigo: na cama, no refeitório, na casa de banho, quando tomo banho. Não me larga um bocadinho. Num dos ganchos do cabide costuma andar uma garrafa ou de medicamento ou de soro que vai passando para o meu corpo via catéter. Outro gancho serve, por exemplo, para trazer o meu chapéu, quando não o trago na cabeça, porque nunca se sabe o tempo que vai fazer.
Além de fiel é muito inteligente. Através de um teclado marca-se na dita caixa, que não é negra, a velocidade de escoamento do líquido e depois a caixa controla tudo.
Está um gota de ar no tubo, começa a apitar; o tubo está dobrado, começa a apitar; a bateria que lhe dá autonomia para duas horas fica fraca, começa a apitar; passa por cima de um soalho rugoso, edesequilibra-se, começa a pitar. E apita, apita, apita, de modo insistentemente irritante, até que se carregue na tecla adequada depois de resolvido o problema em questão. Se não ficar resolvido, ela volta a apitar, apitar... O apito, insistente, ouve-se por todo o pavilhão.
Mas o que me deixa mais sossegado é saber que ela apita quando o líquido acaba; não só apita como fecha o circuito evitando o refluxo.
Realmente na primeira vez que andei a levar estas doses, o meu cabide não tinha a tal caixinha mágica. Resultado: quando havia algum problema, sobretudo de escoamento, não havia apitos a avisar. E durante a noite, lá estava eu de olho alerta, entre dois bochecos de sono, não fosse o dito líquido acabar ou deixar de correr.
E nem as palavras calmantes da enfermeira "Durma descansado que nós vamos passando e temos tudo sob controlo" me sossegavam. Não era que eu desconfiasse da enfermeira, longe disso, mas sabe-se lá o que pode acontecer. Se o diabo nem sempre está atrás da porta, às vezes está mesmo.
Esta maquineta cúbica com um palmo de lado é sobretudo a imgem de uma medicina que evoluiu exponencialmente não só nos tratmentos mas também no modo de os administrar.
Ao recordá-la aqui quero prestar homenagem a todos aqueles que se dedicam a estes pequenos pormenores que são tão libertadores para quem já está em sofrimento.
2 Comentários:
Best regards from NY! County investment portfolio test drive digital printing levaquin definition conventional mortgage mortgage calculator ctx mortgage rates Affiliate marketing performics program customer cost Thermadore dishwasher Your mortgage connection canada buy to let mortgages remortgages 200+celebrex Medusa webspace shortstories Home mortgage refinancing chamblee43 Flights from calgary to glasgow
1/3/07 16:32
You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it county maricopa property tax ford dealers Porsche auto damper trans Estimate credit score Pine cabinets
26/4/07 18:08
Enviar um comentário
<< Home