divórcio ou casamento eterno?...

2008-06-03

Índios ameaçados

Foram agora divulgadas fotografias de um pequeno grupo de índios, perdidos na imensidão da floresta a amazónia. Vivendo até agora sem a presença predadora dos brancos, parece que estão condenado pela ganância dos madeireiros, mineiros e até arrozeiros. É conhecida a luta que a FUNAI, o organismo brasileiro responsável pela protecção dos indígenas, vem mantendo com estes gananciosos. Neste caso, as coisas parecem complicar-se porque não tendo estes índios a noção das fronteiras e precisando de muito espaço para se deslocar, com facilidade entram no Peru onde não há o mesmo cuidado com a sua protecção.
Àqueles que apenas estão preocupados com os seus lucros, mesmo que isso signifique a matança de centenas de índios, que por não estarem integrados na civilização actual não são menos pessoas e irmãos nossos e não têm menos direito a viver com a sua qualidade de vida que os seus perseguidores, continua a aplicar-se a famosa passagem de Antonio de Montesinos, no seu sermão do quarto domingo do Advento de 1511 (21.Dez.):
Todos vós estais em pecado mortal. Nele viveis e nele morrereis, devido à crueldade e tiranias que usais com estas gentes inocentes. Dizei-me, com que direito e baseados em que justiça, mantendes em tão cruel e horrível servidão os índios? Com que autoridade fizestes estas detestáveis guerras a estes povos que estavam nas suas terras mansas e pacíficas e tão numerosas e os consumistes com mortes e destruições inauditas? Como os tendes tão oprimidos e fatigados, sem lhes dar de comer e os curar das suas enfermidades? Os excessivos trabalhos, que lhes impondes, fazem-nos morrer ou, melhor dizendo, vós os matais para poder arrancar e adquirir ouro cada dia... Não são eles acaso homens? Não tem almas racionais? Vós não sois obrigados a amá-los como a vós mesmos? Será que não entendeis isso? Não o podeis sentir?

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home