divórcio ou casamento eterno?...

2006-10-09

CV (24) O irmão sofrimento 1

Aquele meu muito grande amigo deixou-me em grandes dificuldades para defender o Deus que eu pensava que amava muito mas que não soube defender (mas será que Deus precisa que eu o defenda?).
Eu lá fui argumentando que o sofrimento (ou o mal em geral) não vem de Deus. Umas vezes, vem das nossas limitações (físicas, sociais, espirituais, metafísicas); outras, suge de calamidades naturais que resultam a maior parte das vezes das incúrias dos governantes (por exemplo, Nova Orleãs) ou dos nossos vícios consumistas (buraco do ozone, aquecimento global com as perturbações das cheias, das secas, das estações baralhadas,... ) .
E sempre que nós fazemos disparates ou nos sucede uma situação grave não podemos exigir a Deus que venha fazer um milagrezinho para suspender as leis da natureza e me salvar, até porque por Deus quis criar o mundo, com leis autónomas e coerentes, e o homem, como ser responsável e não como marionete. E estas qualidades têm os seus custos...
Mas não quis falar ao meu amigo de um argumento que pessoas, muito mais piedosas e espirituais que eu, utilizam tanta vez: Deus faz sofrer especialmente aqueles que ama. Esta afirmação parece-me uma maneira subtil de recuperar o "Deus dos exércitos" do Antigo Testamente, o que mandava matar os inimigos a fio de espada e destruir as cidades conquistadas, numa versão primitiva de guerra santa, ou que, com a sua voz omnipotente, destroçava os cedros do Líbano (o susto que me causava antigamente a leitura do Salmo 29: "A voz do Senhor é poderosa. A voz do Senhor derruba os cedros do Líbano e faz saltar o Líbano como um novilho. A voz do Senhor abala o deserto e retorce os carvalhos e despoja os bosques das suas árvores").
Eu acredito no Deus do Novo Testamento, no Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que espera pacientemente pelo regresso do filho pródigo e festeja sem o recriminar; que toma a defesa da mulher adúltera; que é amor, puro amor; que apenas quer a nossa felicidade e não se compraz no nosso sofrimento; que quer que sejamos felizes já aqui e agora neste mundo; que "não dá uma pedra em vez de um pão, nem uma serpente em vez de um peixe" (cf. Mt 7,9-11). Deus não nos manda castigos nem sofrimentos como sinal do seu muito amor por nós. Isso seria próprio de um simulacro de um deus com características sádicas. O nosso Deus não se alimenta de sangue ("Estou farto do holocausto de carneiros e da gordura de bezerros. Não me agrada o sangue dos vitelos, dos cordeiros nem dos bodes... " (Is 1, 1ss)) mas de amor. Em vez desta ideia, aceito, isso sim, outra perspectiva e dou a palavra a F.M. Fresneda, num dos mais recentes ensaios sobre "Jesús de Nazareth": "Parece que forma parte de la historia de la salvación que aquellos a los que Dios ama com más intensidad y los envía a una missión importante estén más expostos a los ataques del mal" (p. 220). EStão mais expostos, não porque Deus os ame mais, mas porque o cumprimento da missão que Deus lhes deu, que sempre envolverá a luta pela justiça, depara com a resistência do mal e dos "maus". Mas já Jesus avisara: "Felizes os que sofrem perseguição por causa da justiça porque deles é o Reino docéu" (Mt 5,10).

Acusar Deus pode ser um caminho muito cómodo... mas falo disso a seguir.

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home