divórcio ou casamento eterno?...

2007-12-14

Europa:Pedra a Pedra

Eu gosto muito de ser português. Mas acredito que somos evolutivamente chamados a formar uma só família humana.
E se tenho ainda dificuldades em perceber a mentalidade japonesa (por exemplo, que reflexos terão as séries do tipo Sandoku nas concepções dos miúdos quando vêem os heróis morrerem e logo a seguir "ressuscitarem" n vezes da maneira mais natural e humana?), gosto muito para já de ser europeu.
Tudo o que contribua para formar uma Europa defensora da dignidade da pessoa e dos povos, aberta, solidária é bom. Mas tudo isto é muito complicado Porque continuamos ainda na fase do predomínio dos interesses (egoísmos) nacionais: todos gostam de receber os euros que a Europa dá, mas não querem dar nada em troca, nomeadamente nalgumas esferas da soberania. Como se hoje fosse possível a um país ser absolutamente soberano, qual Robinson Crusoé, numa ilha deserta no meio do Pacífico.

Por isso, acredito que a Europa se irá construindo pedra a pedra, passo a pasos compromisso a compromisso, como aliás todas as grandes empresas humanas que querem ser alguma consistência.
E acredito, sem conhecer os promenores deste Tratado de Lisboa, que ele é mais um passo, não porque seja o Tratado perfeito, mas porque foi o Tratado possível. Deve por isso ser referendado pelo povo? A minha opinião é que não como digo noutro texto. Aqui só deixo uma pergunta. As nossas leis são todas perfeitas? Não há inclusive algumas bem injustas? Alguém pede um referendo para elas?

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home