divórcio ou casamento eterno?...

2012-05-15

Força Hollande!

Não conheço o Hollande para lá de algumas afirmações suas. Mas era o meu favorito. Não por razões partidárias, mas porque ele introduz um discurso novo. Mesmo que todos digam que ele não vai fazer quase nada do que afirma, há uma coisa que é fundamental, que ele já fez e está a afazer. De tal modo que a Merkel  se acagaçou tanto que nem lhe deu tempo para respirar e pediu para conversar com ele a ver se o convertia ao financeiro-economês em que se tornou especialista e ainda vai a tempo de lhe pôr juízo naquela cabeça.


Então o que é essa coisa tão importante para mim. Ele não reduz o pacto europeu à primeira parte: pacto de estabilidade. Recorda que a versão original era pacto de estabilidade e crescimento: estabilidade tem a ver com o dinheiro; crescimento tem a ver com as pessoas. E todos se fizeram esquecidos do crescimento. Até o Durao Barroso veio logo todo afogueado dizer que a austeridade tinha de continuar em Portugal, Grécia e Espanha. Hollande volta à versão original: "Vou propor o novo pacto que vai ligar a redução necessária das dívidas públicas ao indispensável crescimento das economias".  Até há pouco, nos grandes areópagos internacionais, os senhores da Europa só falavam do pacto de estabilidade e em leis draconianas orçamentais. Isto é, só dinheior. E as pessoas?  Onde estão elas?
Não sei o que Hollande vai fazer na prática, mas só o facto de introduzir no debate público e na boca dos senhores da Europa a necessidade de crescimento e crescimento na solidariedade - "Muitos povos estão a olhar para nós para ultrapassar a crise. A Europa precisa de projectos, precisa de solidariedade - é muito importante. A linguagem também faz a mentalidade. É até o primeiro passo a dar no sentido da mudança. Depois vai demorar tempo, mas vai moendo. O que é preciso é que alguém "importante" para ser ouvido fale das coisas importantes. E o mais importante é fazer as pessoas felizes. A austeridade apenas e às cegas só cria gente infeliz e não traz progressos à humanidade.
Força Hollande!

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home