divórcio ou casamento eterno?...

2007-03-25

Parabéns, Europa!

Há 50 anos eram seis; hoje somos 27.
Há 50 anos era um clube de ricos, com muito carvão e muito aço; hoje somos uma fraternidade (não esquecer, mas também não absolutizar a piada de Pitigrilli: "eram mais que irmãos, eram inimigos!") de ricos, pobres e menos pobres.
Há 50 anos, tínhamos acabado de sair de uma guerra autofágica que devorara milhões e milhões de pessoas; desde então para cá, exceptuando algumas crises nacionalistas mais ou menos graves, temos tido um clima generalizado de paz.
Hoje temos uma melhor redistribuição de riqueza: as nações mais ricas partilharam com as mais pobres e forçaram a uma melhor distribuição dentro de cada país.
Há 50 anos só para ir a Espanha era necessário passaporte, licença militar, para os homens, e autorização dos maridos para as mulheres casadas; hoje não temos fronteiras nem para pessoas nem para mercadorias.
Hoje temos um moeda única, que nos evita a trabalheira e a despesa de em cada fronteira parar, para cambiar moeda.
Com estes ganhos todos, por que ainda existem eurocépticos. Será só porque temos de partilhar parte da nossa soberania nacional?
Mas será possível construir algo de bom sem haver colaboração e partilha?

2 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Olá Zé Dias: Gostei de ler o artigo que reporta à entrevista que deste à Ecclesia em que contas o teu crescimento pela Dor. Que tudo tenha passado mas principalmente que te sintas na mão de Deus. Santa Páscoa deseja-vos o Francisco Leal.

5/4/07 22:58

 
Blogger Zé Dias disse...

Também espero que tudo tenha passado, mas como não passamos de instrumentos enferrujados de um projecto libertador, vou esperar para saber o que pensa o Chefe.
Mas até agora tenho-me sentido bem e assim espero continuar. Em Maio (próximos exames)saberei mais notícias.
Também eu quero desejar-te uma Páscoa libertadora cheia de bênçãos e graças do Senhor.

7/4/07 10:02

 

Enviar um comentário

<< Home