divórcio ou casamento eterno?...

2007-05-15

Educação

Quero registar como um bom sinal o facto da ministra admitir que há programas e curricula escolares deficientes e desajustados.
Todos sabemos que estes não são os únicos responsáveis pelos insucesso escolar, mas que precisam de ser revistos é uma urgência.
E não se trata apenas de rever programas, que são de um modo geral exageradamente longos, salpicados por temas pouco relevantes, mas sobretudo porque seria bom definir objectivos para cada ano ou ciclo e estabelecer novas filosofias. Concretamente essa descoberta pedagógica de que o estudo deve ser uma brincadeira deve ter tido efeitos catastróficos. Convencer os miúdos de que o estudar é um divertimento só pode levar à conclusão que muitos alunos tiraram: se não dá prazer não se estuda. E logo hoje que a palavra sacrifício, esforço, luta pela vida deixaram de fazer parte do vocabulário público, a situação torna-se ainda mais complicada. Por isso, desmontar esta mentalidade vai ser muito difícil, mas é urgente pois o estudo, mesmo quando dá prazer, exige sempre esforço e trabalho às vezes bem pesado.
Mas será que há vontade política para implementar essas alterações? E se houver, será que as escolas estão disponíveis para uma nova filosofia? E se estão, será que os professores querem introduzir mudanças significativas nos seus métodos de ensinar e de estar na aula e na preparação inovadora e criativa das suas lições? E os pais estão preparados para não se ficarem pela exigência saloia de quererem rapidamente os filhos na Universidade a qualquer preço e sem a preparação e o espírito adequados? Estas são as condições, apenas as condições, para poder atingir o essencial: um novo espírito com que os alunos devem encarara o ensino.

1 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Olá
desejo tudo de bom por aí, e uma proposta:
Um gesto pelo Darfur? Não custa nada!
Vá ao jovensemissao.blospot.com e confira no post sair do silêncio.
Informe, divulgue e sensibilize sff.
Não custa nada e pode fazer bem a muitos.
Abraço
leonel

18/5/07 12:05

 

Enviar um comentário

<< Home