divórcio ou casamento eterno?...

2008-07-01

Um gesto tão humano

A nível local, sobretudo de freguesia, tem havido vários gestos que devem ser valorizados: desde incentivos às mulheres para engravidar à criação de condições para fixar as pessoas em meios nem sempre fáceis.
Vem hoje nos jornais mais um gesto que poderia bem ser repetido por outras juntas de freguesia. Passo a citar a notícia do JN
Cerca de metade do orçamento mensal da Junta de Freguesia da Glória, em Aveiro, é utilizado em benefício de algumas dezenas de famílias carenciadas. A autarquia ajuda a pagar medicamentos, a luz e a água. E ainda contribui para a alimentação. Mas é o pagamento de medicamentos que mais preocupa estas pessoas.
"Tentamos sempre dar prioridade às famílias mais carenciadas da freguesia. Não nos podemos esquecer que temos um bairro social e que 40 por cento da nossa população mora lá. Na sua maioria trata-se de pessoas idosos, aos quais não podemos fechar os olhos", refere Fernando Marques, presidente da Junta.
Todos os meses é feita uma avaliação das necessidades das famílias e "mediante critérios, vamos ajudando muita gente. A nossa prioridade é sempre para os medicamentos e nem todos os meses conseguimos ajudar as mesmas pessoas. A ajuda acaba, muitas vezes, por ser alternada para que possamos chegar a todos", sublinha Marques. Mediante as facturas que são apresentadas, a Junta encarrega-se de pagar directamente às entidades, num encargo social que "leva" metade do orçamento da autarquia.
Gestos simples mas tão humanamente libertadores.
A humanidade fica mais rica com gestos de solidariedade sobretudo para com os seus membros mais carenciados.

1 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Certamente seria um procedimento a seguir por outras autarquias: preocupar-se com as pessoas e suas situações concretas, e menos com o seguidismo político partidário.
FF.

1/7/08 22:09

 

Enviar um comentário

<< Home