divórcio ou casamento eterno?...

2010-01-25

Teófilo

O Evangelho do domingo de hoje é uma manta de dois retalhos: a primeira parte é tirada do início do Evangelho de Lucas (1,1-4) e a segunda parte do início da vida pública de Jesus, no momento em que ele define a sua missão, na sinagoga de Nazaré (4, 14-21).

A segunda parte é sempre muito comentada pois na identificação da missão de Jesus estão os sinais e os critérios de entrada no Reino de Deus: anunciar a Boa Nova aos pobres, proclamar a libertação aos cativos, dar vista aos cegos, restituir a liberdade aos oprimidos e proclamar uma “ano” de graça do Senhor.
Estão aqui os sinais do Reino de Deus, porque foram estes “sinais” que Jesus indicou aos discípulos de João Baptista, que estava preso, quando lhe vieram perguntar se era Ele “o que há-de de vir ou deviam esperar outro” (Mt 11,2-5).
Estão aqui os critérios do Reino de Deus, porque é por eles que seremos, todos os povos, julgados para saber da nossa disponibilidade para ocupar um lugar de felicidade eterna (Mt 25,31-46).
Esta é portanto um das passagens mais lida e mais comentada, mas nem por isso a que mais “comove” os cristãos, que continuam, de um modo geral, mais preocupados com os seus projectos humanos do que com a sua missão de cristãos, discípulos de Cristo.

Mas, hoje, o que mais me chamou a atenção foi Lucas dizer que escrevia estas coisas “para ti, ilustre Teófilo, para que tenhas conhecimento seguro do que te foi ensinado”.
E reparei nesta passagem por causa do “ilustre Teófilo”. Teófilo seria certamente alguma pessoa importante ou algum amigo de Lucas. Mas a coincidência de se chamar Teófilo, isto é, “amigo de Deus”, trouxe-me ao pensamento que talvez esse nome não tenha sido escolhido ao acaso por Lucas.
Bem sei que nada percebo de exegese, mas a minha leitura espiritual anima-me a pensar que Lucas quis dizer que tudo o que vai escrever é para fundamentar a fé de todos os que são amigos de Deus. E todos os amigos de Deus são Teófilos.
Eu sinto-me, embora indignamente, Teófilo e estou certo que também tu, leitor que acreditas em Deus, és Teófilo

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home