divórcio ou casamento eterno?...

2012-05-20

Desmentidos e a verdade

Uma das frases que mais me intriga nos Evangelhos é a recusa de Jesus em responder quando Pilatos lhe pergunta; "O que é a verdade?" (Jo 18,38).
Deixando de lado as análises dos exegetas, eu retiro algumas ilações. Talvez a Verdade seja indefinível. Talvez a Verdade seja absolutamente inalcançável. Portanto cada um, cada grupo, cada Igreja têm a sua parte de Verdade, mas não a Verdade toda.

Vem isto a propósito dos últimos famosos desmentidos.
O gabinete do primeiro ministro Panayiotis Pikramenos anunciou que Merkel "referiu a ideia de organizar, paralelo às eleições, um referendo sobre a questão de saber se os cidadãos gregos apoiam ou não a permanência no euro" Pouco depois, um porta-voz da chanceler desmentiu tal sugestão: "Isso é falso e desmentimo-lo completamente".
Palavra contra palavra.
Quem fala verdade? Talvez nenhum deles. Pobre Verdade!

O ministro Miguel Relvas foi acusado pela Conselho de Redacção do jornal Público de ter feito ameaças a uma jornalistas, repetidas perante uma editora do jornal, para impedir a saída de uma notícia sobre as suas ambiguidades nas respostas à Comissão sobre o caso das secretas. Ameaçou que "promoveria um black out de todos os ministros ao Público e divulgaria (pasme-se, quanto à sua idoneidade moral), na internet, dados da vida privada da jornalista". Andará a Pide por aí disfarçada?!
Um adjunto do ministro afirmou que "tudo é uma questão interna do jornal" e desmente "qualquer tipo de ameaça".
A Directora do jornal protestou e considerou "inaceitável" o conteúdo do telefonema à jornalista. Mas, inesperadamente (ou não?) não publicou o artigo. Será porque não havia realmente notícia ou, porque, apesar do desmentido do ministério, "o ministro pediu desculpa".
Onde está a verdade?

Sobre a verdade ninguém bate o ministro Vítor Gaspar, quando explicou tão marteladamente: "Eu não minto, eu não engano, eu não ludibrio. Não faço nenhuma dessas coisas, não farei nenhuma dessas coisas".
Aqui só fica uma questão: o que vale hoje a palavra dita?


0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home