divórcio ou casamento eterno?...

2012-05-18

Ódio para além da morte


Ontem, segundo alguns jornais, a maioria dos deputados do PSD Madeira abandonaram o plenário da Assembleia Legislativa da Madeira, incluindo o seu líder de bancada, durante um voto de pesar pela morte de Miguel Portas apresentado pelo grupo parlamentar do CDS-Madeira. Ficaram, no hemiciclo, apenas dez deputados social-democratas que se abstiveram Todos os outros votaram a favor.

Acho estes gestos sobretudo de simpatia e de recordação de alguém que exerceu, melhor ou pior, a mesma profissão e procurou dedicar-se ao serviço público. Por exemplo, também já assisti a jogos de futebol em que se guardou um momento de silêncio pela morte de um atleta. Acho bonito sobretudo num mundo onde muitos parecem achar que os outros são inimigos a abater e não companheiros de jornada, na construção de um mundo mais humano.


Pessoalmente não conhecia o Miguel Portas, para lá de saber que era eurodeputado e fundador do Bloco de Esquerda. Contaram-me que era licenciado em Economia mas que dizia nada perceber de números. Que o que lhe interessavam eram as pessoas. Tinha-o por alguém com ideais, pelos quais lutava coerentemente. Segundo alguns amigos, a vida foi mazinha para com ele, pois bem podia ter vindo um dia depois. Para quem nasceu num 1º de Maio, morrer num 25 de Abril, para ele teria um especial significado. Para ele ou para os amigos?

Concluindo: nada de especial me ligava a Miguel Portas.
Mas o que não posso admitir, como cidadão e como cristão (que ele não era eu, tanto quanto sei) é que colegas de ofício até depois de morto o continuaram a odiar.
Não discuto razões, por muito legítimas que sejam. Mas depois da morte, o que fica de cada um de nós é o termos sido irmãos de uma única família, a família humana, para cuja construção cada um dá o contributo que pode e sabe.
Manter um ódio para lá desse limite último já me parece um caso do foro patológico.

Temos, como se vê, uma sociedade onde ainda há muito a fazer para a tornar mais humana.

Que descanse em paz!  


0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home