divórcio ou casamento eterno?...

2007-10-22

Racismo

Nas eleições legislativas na Suíça, a UDC (União Democrática do Centro), populista e racista, conquistou o primeiro lugar com 29% dos votos.
Dias antes, James Watson proclamava do alto do seu Nobel da Medicina (1962): "Todas as nossas políticas sociais estão baseadas no facto de que a inteligência dos pretos é igual à nossa, mas todas as provas mostram que não é realmente assim". O argumento utilizado é irresistível e altamente científico: "Quem teve de lidar com empregados negros sabe que isso é verdade". Aliás estas palavras não ficam mal a quem se serviu do trabalho de uma cientista, Rosalinda Franklin, para fazer a descoberta que lhe deu o Nobel, a ignorou por completou e só o admitiu décadas depois, quando ela morreu.
A tentação de achar que os outros, mesmo os da nossa cor e condição, nos são naturalmente inferiores está muito difundida e não passa só pelo racismo. Cruza-se com cada um de nós em muitos momentos do nosso dia a dia. Por isso, a luta contra os racismos terá de começar por aí. Mas institucionalizar organizações e partidos que façam a sua apologia é realmente um retrocesso grave na caminhada moral da humanidade.
Neste contexto, tenho receio que alguém considere este meu desabafo como mais uma manifestação subreptícia de racismo.

E acabo, como prometido, com uma citação conciliar:
A igualdade fundamental entre todos os homens deve ser cada vez mais reconhecida, uma vez que, dotados de alma racional e criados à imagem de Deus, todos têm a mesma natureza e origem; e, remidos por Cristo, todos têm a mesma vocação e destino divinos (GS 29).

2 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Zé, este teu escrito é perigoso... Olha que a Suiça é um país estrangeiro e como tal é um modelo para todos... É um dos mais avançados e como tal só tem coisas boas e a copiar...
Claro que estou a brincar (com coisas sérias) pois estou em sintonia contigo e subscrevo inteiramente a citação de fazes no final. Um abraço do FF.

22/10/07 22:59

 
Blogger Zé Dias disse...

Essa propaganda bem montada pelos suíços foi há anos abalada peloãs denúncias de um tal Ziegler (será este o nome?!) que escreveu um livro muito interessante chamado... "Acima de toda a suspeita"!

23/10/07 15:18

 

Enviar um comentário

<< Home