divórcio ou casamento eterno?...

2008-11-30

Advento

Para os cristãos este domingo inicia o ano litúrgico, com um tempo forte, o Advento.
É ou devia ser um tempo especial.
Um tempo de preparação interior porque vivemos um tempo sem tempo para parar, sempre a correr atrás da vida, sempre sem olharmos para dentro de nós, daquilo que nos move, daquilo que nos comanda. E, no entnato, as mudanças são tão rápidas e tão profundas que, sem critérios, facilmente nos perdemos.
Mas também um tempo de preparação exterior, que deve traduzir-se numa maior atenção ao que nos rodeia, às nossas falhas para com os outros, às injustiças que se cometem, à situação do nosso país e do mundo e fazer alguma coisa para ajudar a melhor a realidade.
Afinal o Advento é o tempo de espera do Salvador que já chegou mas que precisa de nós para ser salvador: o nosso Deus quer actuar pelas nossas mãos, pelas nossa palavras, pela nossa inteligência, pelo nosso amor.
Esperar o Salvador é continuar a sua obra de salvação e para isso precisamos de estar atentos. Como diz o Evangelho da missa de hoje: "Vigiai!".
E temos tanto que vigiar. O exercício da cidadania exige vigilância e atenção ao que vai acontecendo. Tanta coisa que está mal em nós mas também na nossa sociedade. E cada um tem um esfera de poder, maior ou menor, onde pode tentar exercer essa capacidade libertadora. Tanta coisa que também precisamos de mudar em nós, como cristãos, mas também como Igreja. Tanta coisa que precisamos de mudar para ver o nosso Deus cada vez mais invível para os olhos da cara mas tão visível aos olhos do coração e do amor, especialmente nos mais carenciados, nas vítimas da história e desta ordem social criada e organizada pelos homens e mulheres.
Temos de vigiar também para não cairmos na tentação fácil de manifestar a nossa amizade apenas através de prendas inúteis entregues numa visita rápida e uma vez por ano.
"Vigiai" é, pois, um bom guia para este tempo que nos leva até ao Natal.

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home