divórcio ou casamento eterno?...

2009-11-19

CinV (49) D. Quixote

Armado com estas convicções, cá fui escrevendo e falando dos pobres e da pobreza. E, porque as palavras já nada diziam e tinham secado a fonte criativa, resolvi fazer duas ou três propostas.
Na primeira, que aconteceu há uns dez anos, propus que, para celebrar mais um aniversário, este muito especial, do nascimento de Jesus, fizéssemos um bolo com 2000 velas. Cheio de inocência e utopismo, propus que a Igreja construísse 2000 casas que, em nome desse Jesus, ofereceria à sociedade civil, como oferece a Palavra libertadora. Para realizar esta iniciativa a Igreja podia certamente contar com centenas ou milhares de projectistas católicos, construtores católicos, trabalhadores católicos e poderia dar pública utilidade a tantos dos seus terrenos mal aproveitados. A ideia até mereceu um programa televisivo (70 x7 ou Ecclesia, já não me recordo), mas não deu nada. Em apoio da ideia, havia aquelas palavras "impoliticamente correcyas" e até dolorosas para muitos, de João Paulo II: “Faz parte do ensinamento e da prática mais antiga da Igreja a convicção de estar obrigada, por vocação — ela própria, os seus ministros e cada um dos seus membros — a aliviar a miséria dos que sofrem, próximos e distantes, não só com o «supérfluo», mas também com o «necessário». Nos casos de necessidade, não se podem preferir os ornamentos supérfluos das igrejas e os objectos do culto divino preciosos; ao contrário, poderia ser obrigatório alienar estes bens para dar de comer, de beber, de vestir e casa a quem disso está carente” (SRS 31).
Mais tarde, surgiu-me outra ideia a partir da afirmação de S. João Crisóstomo, quando escreveu: “(Na nossa cidade, Constantinopla) há uns 10% de ricos, outros 10% de pobres e o resto é classe média. Dividamos, pois, os necessitados por toda a gente da cidade e veremos quão grande é a nossa vergonha. Porque, embora os que são muito ricos sejam poucos, os que os seguem em riqueza são muitos, e os pobres são muito menos que estes”. Como na altura, tínhamos 20% de pobres (1/5), desafiva á associação de 4 famílias podia cuidar de 1 família pobre. Obtive uma resposta!
Recentemente, depois de um artigo na revista Além-Mar, uma leitora escreveu: “Li o texto “Sinais” … com o título “Dois Cêntimos para amar”. Não pude ficar indiferente ao que li… Aceitei o desafio do José Dias beber menos uns cafés e envio 30 euros”. Se alguém estiver interessado no tal artigo, posso reproduzi-lo aqui.

Tenho pesado muitas vezes que não é tanto de palavras que nós precisamos, mas de obras. Ou talvez não seja bem assim. O que precisamos é de mudar de mentalidades, de superar preconceitos (os pobres são preguiçosos, oportunistas, não são credíveis, querem é viver à custa dos outros; a pobreza é uma fatalidade, ...), de reconhecer o enorme peso de uma sociedade organizada para criar pobreza. Além disso, alguém tem de ser voz de tantas vítimas silenciosas e silenciadas (JM 20). Até os que estudam este fenómeno correm o risco de olhar só com a inteligência mas não com o coração para esta realidade inaceitável.
Ora a grande solução é o amor, que nos deve levar a lutar para que cada pobre perceba e seja capaz de se “promover” e por uma organização social que não seja geradora de pobreza e exclusão mas de inclusão e de enriquecimento mútuo.
Por isso, continuo a escrever, mesmo não fazendo muito. Em 30 anos de escrita e alguma partilha, não sei o que aconteceu. Mas vou continuar, com esperança e confiança, até porque sei que “é um o que semeia e outro o que colhe” (Jo 4,37), que não passo de um instrumento (demasiado enferrujado?) do Espírito, que “orienta o curso dos tempos e renova a face da terra” (GS 26) e que a sociedade perfeita só existirá no Reino de Deus. Vou continuar a repetir estas palavras de João Paulo II que nos deviam arrepiar e envergonhar a todos: “Como é possível que ainda haja, no nosso tempo, quem morra de fome, quem esteja condenado ao analfabetismo, quem viva privado dos cuidados médicos mais elementares, quem não tenha uma casa onde abrigar-se?”. E logo a seguir dá a resposta: “É hora duma nova «fantasia da caridade», que se manifeste não só nem sobretudo na eficácia dos socorros prestados, mas na capacidade de pensar e ser solidário com quem sofre, de tal modo que o gesto de ajuda seja sentido, não como esmola humilhante, mas como partilha fraterna.” (NMI 50)

2 Comentários:

Blogger JR disse...

Caro Zé Dias,

a sua humildade comove-me.
Repito as palavras que, da sua parte, li esta manhã: «Que o Senhor continue a dar-lhe forças para 'passar a vida a fazer o bem'».
Pois lançar sementes é, claramente, fazer o bem.

Obrigada,

Joana Rigato

19/11/09 12:29

 
Blogger Zé Dias disse...

Quem dera que as tuas palavras se convertessem em realidade.
Mas uma coisa que fui aprendendo coma vida é que se há virtude difícil essa é a humildade séria e coerente.

Um abraço de muita amizade

19/11/09 23:44

 

Enviar um comentário

<< Home