divórcio ou casamento eterno?...

2009-11-25

Violência doméstica

Hoje é um dia especial para recordar as mulheres que estão sujeitas a maus tratos especialmente dentro de suas casas. Só um à parte, não haverá também homens vítimas de violência doméstica? Mas … passemos à frente.
É sabido que há muitas formas de violência: física, psicológica, desinteresse, desvalorização.

Hoje gostaria de me referir a uma mulher, vítima deste último tipo de violência, que morreu há quase cem anos (12.Dez.1921): a norteamericana Henrietta Leavitt.
Depois de se ter licenciado, entusiasmou-se com a Astronomia, tendo tirados vários cursos nesta área. Em 1895 entrou para o Harvard College Observatory como voluntária, onde graças às suas qualidades e espírito de iniciativa acabou por ser admitida no quadro permanente.
Antes do aparecimento dos computadores, os cálculos matemáticos e as informações astronómicas eram realizados por profissionais chamados “calculadores”. Aliás era uma prática seguida nas outras ciências experimentais. Regra geral, os calculadores, em astronomia, eram mulheres, não tanto pelo seu cuidado e paciência, mas sobretudo porque o salário das mulheres era menor que o dos homens (afinal avançou-se pouco nestes cem anos quanto ao “trabalho igual, salário igual”!).
A sua função consistia em elaborar um catálogo fotográfico do Observatório, medindo o brilho de estrelas. Ao fazê-lo, verificou que havia muitas estrelas variáveis nas galáxias Nuvens de Magalhães, que são (sabe-se hoje) satélites da nossa Galáxia. De entre as milhares de estrelas que catalogou descobriu um tipo especial, as Cefeidas, que tinham a particularidade de não só ter um grande brilho (são estrelas supergigantes, 4 a 15 vezes mais maciças que o Sol e de 100 a 30 000 vezes mais brilhante) mas sobretudo porque cada uma tinha um período constante na variação do seu brilho. H. Leavitt, que descobriu e catalogou 1777 estrelas variáveis, acabou por se aperceber que as variáveis com maior brilho tinham um período de variação grande enquanto as de menor brilho tinham um período pequeno.
A sua grande intuição levou-a a verificar que o brilho era directamente proporcional ao período. E depois veio o passo lógico. Atendendo a que todas estas estrelas estavam à mesma distância da Terra, já que todas pertenciam às Nuvens de Magalhães, concluiu que poderia passar da relação brilho aparente / período para a relação brilho absoluto / período.Qual a vantagem de tudo isto? É sabido que o brilho aparente é inversamente proporcional ao quadrado da distância da fonte. Bastava comparar o brilho aparente com o brilho real para determinar a sua distância. Assim, obteve um método seguro para medir a distância da Terra a qualquer galáxia que contivesse Cefeidas.
Foi graças a este método, que media as distâncias, e ao efeito de Doppler, que media as velocidades, que Hubble pode construir a sua lei, fundamental para o estudo da evolução do Universo.
Mas o que queria recordar hoje, para lá do salário menor que o dos homens, é que quando Leavitt foi apresentar o seu raciocínio ao chefe, ele respondeu-lhe: “A tua função é fazer tabelas não é fazer ciência!”
Afinal não passava de uma “mulher a dias”.

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home